Coordenador : Maithê de Carvalho e Lemos Goulart
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389998.2199.310777.23022023
Departamento/Setor: REN
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : 1-Graduando de enfermagem; 2-Profissionais de saúde; 3- População em geral que acessa e segue as redes sociais do LAPESE
Local de atuação: Projeto desenvolvido no âmbito do Laboratório de Ensino em Enfermagem do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras. Os materiais audioviduais acerca da semiologia, semiotécnica e práticas de enfermagem, produzidos no referido laboratório, serão disponibilizados em mídia digital nas redes sociais do Laboratório de Pesquisa, Práticas e Ensino Simulado (LAPESE).
Objetivo
GERAL: Construção de conteúdo voltado à semiologia, semiotécnica e práticas de enfermagem para atualização do Mural Virtual de Práticas e Técnicas de Enfermagem. ESPECÍFICOS: Realizar levantamento da literatura científica sobre os diferentes conteúdos da semiologia e semiotécnica em enfermagem, a serem elaborados para a Biblioteca do Mural Virtual; Publicar os textos da Biblioteca do Mural Virtual no formato de apostila digital pela Biblioteca do Campus Universitário de Rio das Ostras; Realizar a gravação de vídeos curtos e fotografias educativas, sobre a semiologia, semiotécnica e práticas de enfermagem; Disponibilizar por meio das redes sociais do LAPESE, os vídeos, esquemas, textos e fotografias sobre educativo sobre semiologia, semiotécnica e práticas de enfermagem; Realizar oficina sobre temas específicos da semiologia e semiotécnica com os profissionais de enfermagem.
Resumo
Introdução: A pandemia da COVID-19 trouxe a necessidade do distanciamento social e de novos formatos de ensino e comunicação em saúde e assim, surgiu a necessidade do apronfundamento dos conteúdos sobre semiologia, semiotécnica e práticas de enfermagem, de forma interativa e com cunho científico. O mural virtual de técnicas e práticas de enfermagem nos diferentes cenários de assistência à saúde é construído em mídia digital, por meio das redes sociais do Laboratório de Pesquisa, Práticas e Ensino Simulado em Enfermagem (LAPESE), grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. O projeto justifica-se pelo estímulo à educação permanente de forma acessível, gratuita e online. Objetivo: Atualização do mural virtual com conteúdo voltado à semiologia e semiotécnica em enfermagem. Método: Trata-se de um projeto de extensão para elaboração do conteúdo do Mural Virtual com textos, imagens, esquemas e vídeos de curta duração sobre achados semiológicos, práticas e técnicas de enfermagem para incentivar o estudo aprofundado entre graduandos e fomentar a educação profissional permanente de enfermeiros e técnicos de enfermagem. O mural virtual é gratuito e tem como público-alvo estudantes de graduação e profissionais da enfermagem. A construção do mural será realizada em três etapas: 1) Elaboração do cronograma e conteúdo das postagens do mural virtual; 2) Produção do conteúdo para as mídias digitais (construção dos textos com base na literatura científica, gravação dos vídeos e fotografia de técnicas e materiais utilizados); 3) Edição dos vídeos e fotografia, avaliação do material produzido e disponibilização nas redes sociais do LAPESE para profissionais de saúde e graduandos.